Jornada

Jornada Transformativa a 10 Anos
(período 2021 a 2030)

Visão
Acreditamos que podemos, com base nos princípios e abordagem da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), transformar o 'Sistema-Escola' como um todo. Visionando que 'Todas as Escolas Portuguesas sejam, em 2030, Escolas de Referência em EDS', conforme a Meta 4.7 do Objetivo 4 da Agenda 2030 da ONU.


Desenho inicial a três anos (2021 a 2023):
A nossa proposta de 'arranque' desta jornada perspetiva-se em três fases, num horizonte a três anos, cujo central objetivo é transformar a aprendizagem e os seus ambientes - e fortalecer e empoderar as capacidades dos professores:

Fase 1 - Janeiro a Junho de 2021: realização de uma Formação Avançada para Professores em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (FA-EDS), compreendendo a transformação dos professores, das escolas e dos currículos; e o desenho de protótipos de implementação de projetos/ ações nas escolas.

=> Formação conduzida pela equipa do 'Educar Adiante', apoiada numa plataforma interativa de ferramentas e recursos, e acompanhada por um conjunto de parceiros participantes e apoiantes.


Fase 2 - Setembro 2021 a Junho 2022 (Ano Letivo 2021/ 2022): implementação dos 'protótipos' nas escolas/ instituições e formalização da sua adoção face ao nível de 'sucesso' e aceitação das medidas implementadas e mudanças efetuadas.

=> Processo acompanhado pela equipa do 'Educar Adiante' e avaliado por uma equipa de especialistas convidados, com experiência na gestão da mudança.


Fase 3 - Setembro 2022 a Junho 2023 (Ano Letivo 2022/ 2023): disseminação e ampliação do 'Desenho de Escola Integral para a Sustentabilidade (DEIS) a outras instituições educativas e níveis/ graus de ensino (e.g. Universidades).

=> Processo desenvolvido pela equipa do 'Educar Adiante', em conjunto com profissionais e instituições parceiras.


Roteiro de co-construção (2024 a 2030):
Nos anos seguintes e no nosso roteiro de co-construção, perspetiva-se, essencialmente, o fortalecimento do trabalho em rede e das parcerias, nomeadamente com:

- A realização, em 2024, de um Encontro Nacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, no qual serão devolvidos os resultados desta primeira fase de implementação;

- A formalização, em 2025, de uma rede de entidades e profissionais comprometidos com a EDS - e apresentação de uma versão melhorada e enrobustecida da plataforma de ferramentas e recursos que sustentam e alimentam esse trabalho em rede;

- O desenho conjunto da segunda metade da jornada, para o período 2026 a 2030.


Estas são as nossas visões, intenções e sonhos, que por ora e deste modo partilhamos com todos, de modo a colocar o foco da intenção neste 'mapa de estradas' para o qual a ONU e UNESCO nos convidam.

Este é, também, um processo de abordagem vertical 'de baixo para cima', ou seja, primeiramente desenvolvido e suportado por organizações da sociedade civil e entidades parceiras comprometidas com a 'Educação 2030'.

Fazemo-lo, porque este é, seguramente, o tempo de colocar em prática os conceitos teóricos e demonstrar, com coragem e resiliência, a esperança de que estamos a criar o Melhor Futuro para todos.

“Esperança não é a convicção de que algo vai dar certo, mas a certeza de que algo vale a pena ser feito, não importa o que aconteça“ (Václav Havel, Líder Checa)

Se quer fazer parte da mudança, embarque connosco nesta jornada. Esta é a hora!

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