Educar Adiante - Educação e Escola na Era COVID-19: Reflexões e Co-Construção


A FAREDUCA e a The K-Evolution lançam, a 15 de julho de 2020, o documento e iniciativa 'Educar Adiante', pretendendo dar início a uma reflexão e co-construção sobre o futuro da educação em Portugal e a reabertura das escolas.

O documento estrutura-se em seis itens:

1. Transição suave
2. Apoiar os Professores
3. Envolver as Famílias e as Comunidades
4. Planear a Ação
5. Navegar no Ensino à Distância
6. Convite à reflexão e co-construção

Defendendo uma 'transição suave' na retoma das aulas, o documento sublinha a importância de apoiar os professores neste processo, manter e potenciar as conexões entretanto estabelecidas com as famílias e comunidades, planear a ação em seis dimensões-chave internacionalmente apontadas, e navegar no 'ensino à distância', preparando e potenciando a utilização das suas ferramentas.

Finalmente, o documento lança um claro convite à reflexão e co-criação do futuro da educação, não só estimulando a expressão de visões e aspirações, como partilhando um conjunto de propostas de ação pública, abrindo ainda espaço a propostas concretas no pensar da educação a 30 anos (horizonte 2050).

Deste documento emerge clara a visão de uma jornada participativa a 10 anos, em Portugal, ancorada no 'mapa de estradas' da UNESCO para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) para 2030.

Link para o documento (versão pdf):


Mensagens populares deste blogue

FA-EDS - Formação Avançada em Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Plataforma EDS

FI-EDS - Formação Inicial em Educação para o Desenvolvimento Sustentável