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Educação para a Sustentabilidade Ambiental na Europa

A equipa do EDUCAR ADIANTE integra o grupo de 'peritos nacionais' que assegura a participação portuguesa no estudo 'Educação para a Sustentabilidade Ambiental na Europa'.

O estudo foi encomendado pela Comissão EuropeiaDireção-Geral de Educação, Juventude, Desporto e Cultura (DG EAC) e liderado pelo PPMI, um centro europeu de investigação e análise de políticas, juntamente com a European Schoolnet (EUN)

Tal como consta no resumo da PPMI, o objetivo central deste estudo é investigar as políticas e abordagens nacionais e institucionais da Educação para a Sustentabilidade Ambiental (EES) nos 27 Estados-membros da União Europeia.

A primeira fase do estudo, realizada entre Fevereiro e Março de 2021, consistiu em dois itens: um relatório nacional sobre o 'estado da arte' da Educação para a Sustentabilidade Ambiental (EES) em Portugal, e um inventário das melhores iniciativas de EES do país.

O relatório nacional focalizou-se nos desenvolvimentos dos últimos cinco anos da EES em Portugal, ao nível das políticas públicas, integração curricular, desenvolvimento profissional, controlo de qualidade, avaliação de competências e educação não-formal - e incidindo nos níveis de ensino pré-escolar, escolar básico e secundário e superior.

Seis iniciativas concretas foram identificadas para o inventário, traduzindo boas-práticas/ casos de sucesso ao nível nacional, nomeadamente: ao nível das políticas públicas, a iniciativa de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) das Escolas, do (atual) XXII Governo Constitucional e, dentro desta e como exemplo concreto (também de educação formal/ integração curricular), a Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, no Porto; ao nível da educação 'formal-não-formal' (de base escolar, transversal e com potencial/ parcial integração curricular), no ensino superior, a Rede Campus Sustentável, e nos vários níveis de ensino, o Programa Eco-Escolas da ABAE; ao nível da formação de professores, o Programa de Capacitação em EDS do Educar Adiante; e, ao nível da educação não-formal (de base não-escolar, ou seja, promovido por organizações da sociedade civil - nomeadamente ONG - e temático), o Projeto Rios da ASPEA.

Estas seis iniciativas integraram o naipe de 150 propostas dos 27 Estados-membros como potenciais casos de estudo a ser desenvolvidos na segunda fase do projeto. Das 17 iniciativas selecionadas pelo PPMI e apresentadas à Comissão Europeia, cinco foram escolhidas, entre as quais, a iniciativa governamental portuguesa.

Cabe agora, durante o mês de Maio, proceder a um trabalho de aprofundamento de pesquisa, também através de entrevistas e dinâmica de um grupo focal, de modo a validar a AFC no quadro das políticas e práticas com potencial de escalabilidade e/ou transferência, que aportem formas transformadoras, capazes de superar barreiras comuns à implementação da Educação para a Sustentabilidade Ambiental e que, portanto, sejam inspiradoras para outros países europeus.

Os resultados do estudo serão apresentados, divulgados e publicados pela Comissão Europeia/ DG EAC, mantendo-se, até lá, a confidencialidade dos seus conteúdos e resultados.



English Version


Education for Environmental Sustainability in Europe

The EDUCAR ADIANTE team is part of the group of 'national experts' that ensures the Portuguese participation in the study 'Education for Environmental Sustainability in Europe'.

The study has been commissioned by the European Commission/ Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture (DC EAC), and led by PPMI, a leading European research and policy analysis centre, together with the European Schoolnet (EUN).

As stated in the PPMI summary, the main objective of this study is to investigate the national and institutional policies and approaches to Education for Environmental Sustainability (EES) in the 27 member states of the European Union.

The first phase of the study, carried out between February and March 2021, consisted of two items: a national report on the state of the art of EES in Portugal and an inventory identifying the best EES initiatives within the country.

The national report focused on developments in the last five years in terms of public policies, curricular integration, professional development, quality control, skills assessment and non-formal education. The different aspects of EES were analysed through the prism of different education levels: pre-school, basic and secondary school, and higher education.

Six concrete initiatives were identified for the inventory, translating good practices / success cases at the national level, namely: at the level of public policies, the Curriculum Flexibility and Autonomy initiative of the (current) XXII Constitutional Government and (within it and as a concrete example, also of formal education/ curricular integration), the Citizenship Education Strategy of the Fontes Pereira de Melo School Cluster, in Porto; at the level of 'formal-non-formal' education (school-based, transversal and with potential / partial curricular integration), in higher education, the Sustainable Campus Network, and at various levels of education, the ABAE Eco-Schools Program; in terms of teacher training, the Educar Adiante Training Program in EDS; and, at the level of non-formal education (non-school based, that is, promoted by civil society organizations - namely NGOs - and thematic), the ASPEA Rivers Project.

These six initiatives were part of the 150 total initiatives from the 27 Member States as potential case studies to be developed for the second phase of the project. Of the 17 initiatives selected by PPMI and presented to the European Commission, five were chosen. The Portuguese government initiative ‘Curriculum Flexibility and Autonomy’ (AFC) is amongst the chosen ones.

Now, during May, it is necessary to deepen the previous research, also through interviews and a focus group, in order to demonstrate how the AFC can contribute to advancing education for sustainability, to examine the scalability and/ or transfer of this policy, The results of this case study research shall hopefully be inspiring for other European countries and will be presented, disseminated and published by the European Commission / DG EAC, maintaining, until then, the confidentiality of its contents and results.


Equipa | Team







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